Turmas 2017

lala

 

A E.N.T está com inscrições abertas para turmas que iniciarão em Fevereiro de 2017 para todos os cursos regulares e coachings.

 

PREPARAÇÃO DE ATORES   (ENT – Vl. Assunção)

Curso de caráter pré-profissionalizante, focado na introdução à arte do teatro, aplicando os primeiros conceitos do fazer teatral, da observação e da analise de espetáculos.

O Curso de Preparação de Atores é conduzido por dois professores e fornecerá ao aluno a base necessária para ter acesso ao Curso Técnico em Arte Dramática, além de funcionar para equiparar o conhecimento-base dos alunos, também acaba funcionando como seleção natural dos alunos que irão dar prosseguimento no Curso Técnico

Faixa etária: a partir dos 15 anos.

Duração: 6 meses  – 3h Semanais

Mais informações: http://escolanacionaldeteatro.com.br/cursos/formacao-artistica-adultos/preparacao-de-atores

Turmas:                                

PREPARAÇÃO 102 – Quintas das 19h30 às 22h30

PREPARAÇÃO 103 – Sábados das 9:30 às 12:30

 

DESINIBIÇÃO E COMUNICAÇÃO  (ENT – Vl. Assunção)

Neste curso 100% prático os alunos são convidados e se desprender das atribulações do cotidiano e curtir momentos de descontração no caminho do desenvolvimento pessoal e da desinibição.

O Curso de Desinibição e Comunicação nasceu a partir da experiência da E.N.T na aplicação de cursos in company e foi desenvolvido levando em conta as necessidades de um publico especifico que busca a melhoria da comunicação, o autoconhecimento e as ferramentas da desinibição.

Faixa etária: a partir dos 15 anos.

Duração: 6 meses – 2h semanais

Mais informações: http://escolanacionaldeteatro.com.br/cursos/desenvolvimento-pessoal-e-profissional/desinibicao-e-comunicacao

Turmas:

DESINIBIÇÃO 54 – Terças das 20h às 22h

DESINIBIÇÃO 55 – Sábados das 9h30 às 11h30

 

TEATRO INFANTIL  (ENT – Vl. Assunção)

O Curso de Teatro Infantil trabalha em duas áreas conjuntamente, a do Desenvolvimento Pessoal e do Desenvolvimento Artístico, sendo assim, os conteúdos foram pensados de maneira que contribuam para a vida cotidiana da criança e ao mesmo tempo possa prepara-la artisticamente para a área de atuação, abordando através de metodologia própria para a faixa etária em questão os métodos de interpretação que contribuíram para seu crescimento artístico.

Faixa etária: De 6 à 12 anos.

Duração: 1 ano – 2h semanais

Mais informações: http://escolanacionaldeteatro.com.br/cursos/desenvolvimento-pessoal-e-artistico/teatro-infantil

Turmas:

Infantil 51 – Quartas das 19h15 às 21h15

TEATRO JUVENIL

O Curso de Teatro Juvenil trabalha em duas áreas conjuntamente, a do Desenvolvimento Pessoal e do Desenvolvimento Artístico, sendo assim, os conteúdos foram pensados de maneira que contribuam para a vida cotidiana do(a) adolescente e ao mesmo tempo possa prepara-lo(a) artisticamente para a área de atuação, abordando através de metodologia própria para a faixa etária em questão os métodos de interpretação que contribuíram para seu crescimento artístico.

Faixa etária: De 12 à 15 anos.

Duração: 1 ano – 2h Semanais

Mais informações: http://escolanacionaldeteatro.com.br/cursos/juvenil

Turmas:

  • JUVENIL 12 – Quintas das 15h:00 às 17:00 (ENT – Centro)
  • JUVENIL 13 – Sábados das 9h30 às 11:30 (ENT – Vl. Assunção)

 

CANTO INFANTIL  (ENT – Centro)

As aulas são planejadas de acordo com um repertorio específico, o qual compreende exercícios ludicos e divertidos de técnica vocal para crianças, propiciando um ambiente alegre e agradável no qual os alunos aprendem a cantar de forma prazerosa.

Os conteudos trabalhados são:

  • Relaxamento e Consciencia Corporal: Como a voz está totalmente relacionada ao corpo, é necessário realizar um trabalho corporal antes de cantar para soltar e relaxar toda a musculatura da laringe, através de brincadeiras e exercícios rítmicos.
  • Respiração: O ar é o combustível da voz, por isso é necessário saber como usá-lo corretamente no canto. Nesse momento os alunos realizam exercícios de respiração e aprendem a usar a musculatura abdominal e diafragmática para cantar.
  • Aquecimento vocal: Assim como um atleta precisa se alongar e se aquecer para praticar um esporte, o cantor também precisa se aquecer para ter um bom desempenho e cantar de maneira saudável. Nesse momento da aula os alunos fazem vocalizes e exercícios ludicos, como se fosse uma brincadeira, e assim começam o aquecimento vocal.
  • Afinação: A afinação é trabalhada em vários momentos da aula, principalmente nos vocalizes e no repertorio, através da manossolfa (método usado pelo educador musical Kodály), .
  • Dicção: É muito importante pronunciar claramente as palavras na execução das musicas, por isso a dicção é trabalhada através de vocalizes.
  • Timbre: Todo coral precisa timbrar, ou seja, ter as vozes unificadas com o mesmo som, por isso o timbre é trabalhado através de ajustes vocais.
  • Prática de repertorio: Nesse momento os alunos colocam em prática o que aprenderam nos exercícios e vocalizes, ensaiam as musicas do repertorio, e tem a oportunidade de desenvolver a interpretação e expressão vocal.
  • Musicalidade: Na prática do canto coral a musicalidade do aluno é desenvolvida a todo instante, como a percepção auditiva, ritmo, afinação e etc.

A metodologia das aulas do coral infantil é fundamentada em educadores e pedagogos musicais como: Zoltán Kodály e Émile Jaques-Dalcroze.

Turma:

Canto Infantil 1 – Quintas das 19:30 às 21:00

 

 

CANTO ADULTO (ENT – Centro)

No canto coral os alunos tem a oportunidade de aprender/desenvolver a técnica e construção vocal baseada no Belting Contemporâneo, através de exercícios, vocalizes, e ajustes vocais. O repertorio musical é montado de acordo com o gosto dos alunos, podendo abranger estilos variados como a musica pop, rock, teatro musical, MPB e etc.

Os conteudos trabalhados são:

  • Fisiologia Vocal: É necessário conhecer o instrumento (voz) para saber como usá-lo corretamente, por isso a fisiologia vocal é mencionada e usada durante as aulas e ensaios, para um maior entendimento e funcionamento da técnica vocal.
  • Relaxamento e Consciencia Corporal: Como a voz está totalmente relacionada ao corpo, é necessário realizar um trabalho corporal antes de cantar para soltar e relaxar toda a musculatura da laringe.
  • Respiração Costo-Diafragmática Abdominal: O ar é o combustível da voz, por isso é necessário saber como usá-lo corretamente no canto. Nesse momento os alunos realizam exercícios de respiração da técnica Italiana, acionando os musculos necessários para um melhor desempenho vocal.
  • Aquecimento vocal: Assim como um atleta precisa se alongar e se aquecer para praticar um esporte, o cantor também precisa se aquecer para ter um bom desempenho vocal e cantar de maneira saudável. Nesse momento da aula os alunos executam vocalizes de aquecimento de acordo com a orientação do professor.
  • Técnica Vocal: A técnica é trabalhada na aula de acordo com o repertorio que será executado depois, para fazer os ajustes vocais necessários que cada estilo musical requer. Os alunos tem a oportunidade de aprender sobre: Postura Corporal, Dicção, Afinação, Registros vocais, Ressonância, Classificação Vocal, e Harmonia Vocal.
  • Prática de repertorio: Nesse momento os alunos colocam em prática o que aprenderam nos exercícios e vocalizes, ensaiam as musicas do repertorio, e desenvolvem a interpretação e expressão vocal.

 

Turma:

Canto adulto 1 – Sexta das 20:00 às 21:30

 

CURSO TÉCNICO EM ARTE DRAMATICA (profissionalizante): (ENT – Centro)

O Curso Técnico em Arte Dramática é aprovado pela Secretaria Estadual da Educação, é de nível médio e obedece todas as exigências legais de carga horária e matriz curricular, levando em conta também o contexto do mercado atual. Ao final do curso o aluno terá Diploma de Técnico Ator e terá direito ao DRT.

Com imersão nos conteúdos de Constantin Staniskavski, os alunos são também apresentados às tendências atuais de interpretação e construção cênica.

A experiência de 22 anos da Escola Nacional de Teatro possibilita a integração harmoniosa dos interesses pedagógicos e artísticos, incentivando através de atividades extracurriculares a pesquisa e a prática teatral.

DURAÇÃO: 3 anos e meio (1033 horas – 7 semestres)

Mais informações: http://escolanacionaldeteatro.com.br/cursos/formacao-artistica-adultos/tecnico-em-arte-dramatica-drt

OBS.: Apenas 20 vagas por turma.

 

Turmas:

  • CTAD 16 – 1º SEM 

       SEMANA À NOITE (3x na semana)

SEG – das 20:00 às 22:00

QUA – das 20:00 às 22:00

SEX – das 19:30 às 22:00

 

  • CTAD 17 – 1º SEM 

       INTEGRAL 

SÁB – das 10:00 às 18h  ( Com intervalo de 1h para almoço)

 

Para maiores informações:

 

UNIDADE CENTRO

Cursos oferecidos nessa unidade: Técnico em Arte Dramática / Teatro Juvenil / Palhaço/ Canto

Endereço: Rua Senador Flaquer, 958 – Centro

Fone: (11) 4438-0960

Horário de Funcionamento da Secretaria (para visitas, informações e matrículas):
Segunda à Sexta das 14:00 às 17:00 – das 18:00 as 21:00 / Sábado das 10:00 as 15:00 / Domingo das 10:00 as 17:00

Email: ent@escolanacionaldeteatro.com.br

 

UNIDADE VILA ASSUNÇÃO

Cursos oferecidos nessa unidade:  Teatro Infantil /  Teatro Juvenil / Preparação de Atores / Desinibição e Comunicação / Cinema

Endereço: Rua Coronel Agenor de Camargo, 514 – Vila Assunção

Fone: (11) 44276267

Horário de Funcionamento da Secretaria (para visitas, informações e matrículas):
Segunda à Quinta das 15:00 às 17:00 e das 18:00 as 21:00 / Sábados – das 09:00 às 15:00

E-mail: ent2@escolanacionaldeteatro.com.br

 

 

17 comentários

Deixe seu comentário