Oficina Jogando com o Presente: Conexão, Escuta e Improviso

OBJETIVOS:
A oficina pretende proporcionar aos participantes um treinamento lúdico- corporal de improvisação, inspirado nos Viewpoints, princípios cênicos de criação e jogo para atores, investigado por Anne Bogart como prática em sua companhia (City Company, de Nova York). O treinamento dos Viewpoints oferece um vocabulário comum para pensar e atuar sobre o corpo, movimentos e gestos, e o espaço físico ao redor, colocando em evidencia o ator conectado ao tempo presente.

Todo o trabalho criado está baseado numa investigação grupal e colaborativa, exigindo para tanto, um estado de delicada escuta e conexão entre os participantes para a imersão no ambiente de jogo e improvisação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Despertar a autopercepção corporal, investigando as tensões musculares e o alinhamento ósseo;
– Ativar a imaginação e o estado de jogo;
– Romper bloqueios mentais, desenvolvendo a espontaneidade por meio das improvisações;
– Despertar e fortalecer a qualidade de presença cênica;
– Despertar e fortalecer a noção espaço-temporal;
– Fortalecer a conectividade entre os participantes nas improvisações;
– Despertar e fortalecer as qualidades de escuta, pausa e ação;
– Vivenciar um processo espontâneo e coletivo de composição coral;
– Improvisar a partir de elementos concretos da realidade e colocar-se em estado de atenção plena frente ao tempo presente.
– Proporcionar o desenvolvimento pessoal de cada participante, oferecendo novas ferramentas de jogo e criação para futuros processos criativos.

CONTEÚDOS:

A oficina irá abordar os 9 Viewpoints físicos propostos por Bogart (não serão apresentados os viewpoints vocais neste momento) que estão divididos em dois grupos:

Viewpoints de espaço: relação espacial, forma, gesto, arquitetura e topografia.

Viewpoints de tempo: resposta cinestésica, tempo (velocidade), duração e repetição.

A oficina terá como matriz um trabalho prático intenso visando constituir um espaço de jogo permanente entre os participantes, no qual será possível imergir na pesquisa dos viewpoints, criando uma base sólida de atenção ao espaço-tempo presente.

Ao final das vivências improvisacionais em sala de aula, os atores serão convidados a realizar improvisações inspiradas nos Viewpoints em outros ambientes da escola, na rua, e demais públicos de interesse. O objetivo é, através do jogo, intervir e constituir novas relações com a arquitetura dos ambientes e o tempo presente, ressiginificando e poetizando espaços do cotidiano

nathalia

A MINISTRANTE _ NATHALIA BONILHA
Formada em Direção Teatral pela USP, estudou Licenciatura em Teatro na Unesp e interpretação no Teatro Escola Macunaíma. É fundadora da Cia Ato Reverso, onde trabalha como diretora e atriz com espetáculos que investiga a relação Teatro-realidade, criação colaborativa e atuação performativa. Possui trabalhos com o Teatro da Vertigem e Teatro de Narradores, foi orientadora da área de Direção Teatral no Projeto Ademar Guerra. Recentemente, foi integrante da École Nómade du Théâtre du Soleil, coordenada por Ariane Mnouchkine, em Santiago do Chile

INFORMAÇÕES:

Datas: de 30 de janeiro a 02 de fevereiro das 19:00 as 22:00

Local: Unidade Centro – Rua Senador Flaquer, 958 – Centro – S. Paulo

Faça sua inscrição:

Deixe seu comentário