“Conversa Com Bial” – Ariano Suassuna

Alun@s da Escola Nacional de Teatro foram convidad@s para assistir a gravação do Programa “Conversa com Bial” do dia 13 de junho, terça-feira, quando receberão o cineasta Guel Arraes, o jornalista Gerson Camarotti e o ator Luis Carlos Vasconcelos. O tema será o mestre Ariano Suassuna.

 

ariano-1Ariano Vilar Suassuna (João Pessoa, Paraíba, 16 de junho de 1927 — Recife, Pernambuco, 23 de julho de 2014)
foi um dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor brasileiro e formado em Direito. Idealizador do Movimento Armorial e autor das obras Auto da Compadecida e O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, foi um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil. Foi secretario de Cultura de Pernambuco (1994-1998) e secretário de Assessoria do governador Eduardo Campos até abril de 2014.

 

Guel-ArraesGuel Arraes de Alencar Filho é um cineasta e diretor de televisão brasileiro. Filho do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, viveu exilado na Argélia com sua família no período da ditadura militar. Em 1972, matriculou-se na Universidade de Paris, no curso de antropologia, e ingressou no Comitê do Filme Etnográfico, dirigido por Jean Rouch, mestre do cinema verdade. Lá, trabalhou como projecionista, arquivista e montador. Guel entrou para a Rede Globo em 1981 como codiretor da novela Jogo da Vida, de Silvio de Abreu. Dirigiu as novelas Guerra dos Sexos (1983) e Vereda Tropical (1984) e, no ano seguinte, dirigiu a série Armação Ilimitada, grande sucesso da TV brasileira. Atualmente é o diretor de dramaturgia semanal da Rede Globo, sendo portanto o responsável por todos os seriados e minisséries exibidas pela emissora.

 

y_O_feZ5Gerson Camarotti é comentarista político da GloboNews e possui coluna no G1, portal de notícias da Rede Globo. Graduou-se em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e concluiu pós-graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Na capital federal, passou pelas sucursais das revistas “Veja” e “Época”, e pelos jornais “O Globo”, “O Estado de S.Paulo” e “Correio Braziliense”. Em 2013, foi enviado à Roma pela GloboNews para cobrir o conclave, quando fez a primeira entrevista exclusiva do Papa Francisco. É coautor do livro “Memorial do Escândalo” (2005) e autor de “Segredos do Conclave” (2013). Camarotti dirigiu dois documentários jornalísticos: “Morte e Vida Severina — 40 anos depois, uma visão jornalística”, em 1995, onde entrevistou o poeta João Cabral de Melo Neto; e “Morte e Vida Severina — 60 anos depois”, quando, com equipe da GloboNews, percorreu mais de 1,4 mil km em Pernambuco refazendo o caminho do Severino, o personagem épico e trágico do poema “Morte e Vida Severina”.

 

luis-carlos-vasconcelosLuiz Carlos Vasconcelos, Ator e diretor de teatro, Vasconcelos formou-se Letras, na UFPB. Fez cursos de teatro na Dinamarca e integrou a Intrépida Trupe. Desde 1978, tem intensa atuação circense como o palhaço Xuxu. é diretor e fundador da Escola de Teatro e Circo Piolim. Com o espetáculo Vau da Sarapalha, de Guimarães Rosa, torna-se encenador conhecido em todo o país, acumula prêmios e respeito artístico. Ator na ópera Matogrosso, montada por Gerald Thomas e Philip Glass. Estréia no cinema, em 1996, no filme pernambucano Baile Perfumado. Convidado por Lírio Ferreira e Paulo Caldas para interpretar Lampião.

 

Serão 15 alun@s que participarão da gravação em São Paulo, das 18h00 às 19h30. Serão oferecidos gratuitamente: transporte e lanche.

A inscrição deve ser feita pelo formulário (https://goo.gl/forms/u3rwdZSKy0pbvzEW2 ) , participarão os 15 primeiros inscritos, a lista final dos participantes será divulgada no sábado (03) no site da E.N.T. ou antes caso seja atingido o numero máximo de participantes

Orientações
– Atividade para alun@s com 16 anos ou mais
– No dia é necessário apresentar o RG original para entrar na emissora
– Embarque será na Escola Nacional de Teatro – Unidade Centro – Rua Senador Flaquer, 958 às 15:00h

 

ATENÇÃO AO HORÁRIO DA ATIVIDADE. SÓ REALIZE SUA INSCRIÇÃO SE VOCÊ JÁ TIVER CERTEZA DE QUE PODERÁ COMPARECER, NÃO SE INSCREVA SE DEPENDER DA LIBERAÇÃO OU AUTORIZAÇÃO DE TERCEIROS. UMA INSCRIÇÃO GARANTE UMA VAGA QUE SERÁ DESPERDIÇADA SE A PESSOA NÃO COMPARECER.

 

LISTA D@S ALUN@S PARTICIPANTES

Orientações serão enviadas por e-mail até 12/06

  1. Iara Lacerda Matos
  2. Mariana Trindade
  3. Rafaela Camargo Galuzzi
  4. Natália Silva de Freitas
  5. Caroline Campos
  6. Leticia Pessotti
  7. Alexia Sousa Nascimento
  8. Júlia Brandão Moysés
  9. Sabrina Azevedo
  10. Anselmo Viana Gardini
  11. Danillo Gustavo Borges
  12. Jennyfer Oliveira do Nascimento
  13. Gustavo de Lima Santos
  14. Luiz Felipe Silva Santos
  15. Beatriz Scotuzzi Verde

Deixe seu comentário