Aula Aberta – Técnica Michael Chekhov – Hugo Moss

No dia 17 de abril a E.N.T receberá o ator e professor Hugo Moss para realização de uma Aula Aberta sobre a Técnica Michael Chekhov. A aula dialoga com o eixo tématico de 2017:  “Atores e Atrizes na Pesquisa, no Treinamento e na cena: Sujeitos do seu Oficio” e trará aos participantes uma primeira aproximação com a técnica desenvolvida por Michael Chekhov que em geral oferece ferramentas muito concretas para o trabalho do ator possibilitando autonomia criativa.

Sobre a Técnica Michael Chekhov (*)

O ator, diretor e professor Michael Chekhov (1891-1955) começou a sua vida profissional trabalhando no Teatro de Artes de Moscou com diretores como Stanislavsky, Meyerhold e Vachtangov, e mais tarde dirigiu ele mesmo o Segundo TAM até seu exílio da Rússia à partir de 1928. Trabalhou na Alemanha, França, Látvia e Lituânia, e em 1936 fundou uma escolha em Dartington, Inglaterra, que, com a chegada da Segunda Guerra Mundial, transferiu-se para Ridgefield, EUA. Passou a última década da sua vida na Califórnia trabalhando em cinema, escrevendo sobre a arte de atuar e ensinando sua técnica para os atores de Hollywood.

“Quando eu tento imaginar o que o teatro pode ser e será no futuro (eu não falo no sentido místico ou religioso nesse momento), ele será algo puramente espiritual, no qual o espírito do ser humano será redescoberto por artistas. Nós, artistas e atores, escreveremos a psicologia de um ser humano. O espírito será concretamente estudado. Não será um espírito “em geral”, mas será uma ferramenta concreta, ou meio, que nós teremos que saber utilizar tão facilmente como qualquer outro recurso. O ator deve saber o que é isso [o espírito] e como usá-lo. […] Eu acredito no teatro espiritual, no sentido da investigação concreta do espírito do ser humano, mas essa investigação deve ser feita por artistas e atores, não por cientistas.”

Segundo Chekhov, o trabalho do ator consiste em estudar este “espírito” de modo a tornar-se um “ser humano profissional”, podendo, a partir daí, criar um evento interior (usando meios intangíveis), que a plateia vivencia como expressão externa relacionada ao contexto do drama (atingindo resultados tangíveis). O fruto desta comunhão é algo muito vivo, verdadeiro, e extremamente prazeroso para o artista, independentemente do peso do drama ou do estilo.

Michael Chekhov oferece uma visão completa da vida artística, e ao entrar em contato com sua arte através desta visão, muitos atores ficam com a sensação de que encontraram um lar, um chão, para sua individualidade criativa.

(*) Material cedido pela Michael Chekhov Brasil

SERVIÇO:

Dia: 17 de abril das 20:00 as 22:30

Local: Unidade Centro – Rua Senador Flaquer – 958 – Centro – Santo André

Atividade gratuita para alunos (necessário inscrever-se na Secretaria da escola)

Ingresso Não alunos: R$30,00

Apenas 42 lugares disponíveis

Informações: 11 44380960

Hugo Perfil
Hugo Moss é ator e professor treinado pela MICHA Michael Chekhov Association (EUA) atua como professor da técnica desde 2010. Co-fundador da Michael Chekhov Brasil e membro docente da Michael Chekhov Acting Studio de Nova York.

Video “E por falar em atores…” com Hugo Moss – Michael Chekhov Brasil

Deixe seu comentário