Docentes

A Diretoria da E.N.T é composta por artistas empreendedores no ensino das artes cênicas. Ter uma diretoria composta por artistas que transitam no mercado proporciona à Escola uma constante atualização de seus processos pedagógicos e artísticos.

Renato Jacob

17

Ator, diretor, cenógrafo, fundador da Escola Nacional de Teatro.
Formado na Escola de Arte Dramática EAD e pelo Teatro William Shakespeare, especializando-se em interpretação para televisão na Escola Wolf Maya.
Atualmente faz parte dos grupos de estudos do Grupo Tapa em SP.
Como assistente de cenografia de Renato Scripilitti e assistente de produção de João Roberto Simões realizou mais de 25 espetáculos profissionais trabalhando com nomes como Raul Cortez, Antonio Fagundes, Bibi Ferreira, Marcos Caruso, Jandira Martini, entre outros.

Docência: Interpretação / Preparação de Atores

Andréa Weber

14100241_1474024845957994_7546554196204465219_n

Atriz, diretora teatral e diretora pedagógica da E.N.T
Licenciada em Pedagogia (UNIP) e Bacharel em Comunicação Social (UMESP). Em constante aprimoramento profissional, suas formações complementares mais recentes incluem: Residência “A Arte Secreta do Ator” com Eugenio Barba e Julia Varley (Odin Teatret – Dinamarca), “O Teatro Contemporâneo Sueco” com a diretora Bim de Verdier (Suecia), “As Emoções do Ator” com Maurice Durozier (Theatre du Soleil – França), “O Teatro Latino Americano” com Magaly Muguercia (Cuba). Em 2015 integra o LAPCA Laboratório de Práticas Atorais na Extensão da UNESP sob orientação da Profª Drª Lucia Romano.
Desde 2004 atua como professora nos cursos livres da E.N.T e desde 2012 é Docente em Interpretação no Curso Técnico em Arte Dramática, tendo dirigido 15 espetáculos de conclusão de curso. Fora das montagens pedagógicas, entre seus trabalhos de direção mais representativos estão: “Um Inimigo do Povo” de Henrik Ibsen, “Jaula de Amor” da dramaturga uruguaia Marianella Morena, “Os Amantes de Teruel” de Tirso de Molina e “O Doente Imaginário” de Moliére (Prêmio Melhor Ator no Festival Celso Ribeiro – Ribeirão Pires).

Docência: Interpretação

Corpo Docente _ Curso Técnico em Arte Dramática

O corpo docente da E.N.T é formado por atores, diretores, dramaturgos, palhaços, pesquisadores que dedicam-se às atividades artísticas atuando no mercado e às atividades formativas lecionando em escolas ou projetos individuais. Nossa equipe é formada essencialmente por licenciados em Artes Cênicas; no caso de Bacharéis são selecionados Pós Graduados ou Mestres.

15

Imara Reis

Atriz, diretora. É formada em Letras (Francês e Português) pela Universidade Federal Fluminense. Integrou o Grupo Chegança de Luis Mendonça. No final dos anos 1970, em viagem de estudos à Europa, fez cursos de especialização em Paris e Madri, além de ter protagonizado seu primeiro curta-metragem, “Sílvia”, de Helena Rocha (1978). Estreou na televisão na novela “Dinheiro Vivo” (1978), da TV Tupi, em seguida passando para a TV Bandeirantes.  Começou em cinema  sob a direção de Alberto Salvá em “Inquietações de Uma Mulher Casada” e,  desde então, trabalhou em diversos  filmes longas e curtas tendo sido contemplada com 3 Kikitos no Festival de Gramado e 3 Candangos no Festival de Brasilia, além de vários outros prêmios. Em teatro, seus trabalhos mais recentes foram: “Ricardo III” – dir. Mario Lazarato (atriz); “Monólogos da Vagina” – dir. Miguel Falabela (Direção de elenco); 2009 : O Ano do Pensamento Magico – dir. Caio de Andrade (atriz). Tem também trabalhado com formação e preparação de atores, orientação de grupos, curadoria, parecer de festivais  de cinema, juri, treinamento para profissionais que utilizem câmera em seu trabalho e direção de teatro e vídeo.

Docência: Interpretação

1

André Castelani

Ator, Diretor, Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UNESP. Atuou em 2012 ; no Festival de Teatro Satyrianas-2012 atuou na peça “Ode ao Teatro”, de Sergio Zlotnic; atuou na peça “O Desejo de Galinha”, de sua autoria e de Alzira Andrade em teatros de São Paulo e ABC Paulista. Trabalhou na Cia. Teatrês, entre 2004 e 2012; Núcleos de Atuação e Pesquisa dos grupos teatrais: Grupo XIX de Teatro – com a qual atuou na peça “Destinos”, em 2009 e no experimento teatral “ Estranho Familiar-Vestido de Noiva” e Cia. do Latão, nesta última participando da peça “Opera dos Vivos”. Ministra aulas de disciplinas relativas às Artes Cênicas. Atualmente é ator da Cia. Pêndulo, faz parte do Núcleo de Direção da Escola Livre de Teatro, em Santo André e leciona na Escola Nacional de Teatro em Santo André

Docência: História do Teatro / Literatura Dramática / Interpretação

Ale Siqueyra

16

É formada pelo Programa de Formação de Palhaços para Jovens dos Doutores da Alegria concluindo com o espetáculo “Cacildis” dirigido por Dagoberto Feliz e Heraldo Firmino. Na mesma área atuou com o grupo La Mínima em uma oficina concluindo com o espetáculo “Entradas e Saídas”, dirigida por Domingos Montagner e Fernando Sampaio. Participou de vários workshops com Derek Scott do Slava´s snow show com Eve Due Bruce do Teatreé du Solei e princípios excêntricos com Avner Eisenberg . Como atriz sua carreira teve início nas Oficinas Culturais da Prefeitura de São Bernardo do Campo e na Escola Nacional de Teatro. Participou da formação continuada dos Doutores da Alegria com visitas ao hospital além de ter feito parte da ONG Hospitalegre por um ano, também como palhaça .Por sete anos fez parte do grupo Teatro da Conspiração e da Transpiração com 7 espetáculos. Atualmente trabalha com a Cia Reprises, Vai Antônio Cia de Teatro e Sampalhaças com diversos espetáculos no repertório.

Docência: Palhaço

Amanda Massaro

amanda

Atriz, palhaça e arte-educador, graduada no curso de Licenciatura em Arte-Teatro no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – UNESP e formada no Programa de Jovens Palhaços da Escola dos Doutores da Alegria, onde também integrou o grupo de estudos “Palhaço interventor” sobre palhaços em hospitais.Participou das oficinas de “Commedia dell’ arte” com Tiche Viana; “Introdução às Linguagens do Palhaço e do Bufão” comCida Almeida e Sofia Papo. Foi monitora no VIII Encontro do Instituto Hemisférico de Performance e Política realizado na ECA/USP, SP Escola de Teatro e Sesc Vila Mariana. Como atriz e palhaça, os principais trabalhos em teatro são: “Água”(2014), com a Próxima Companhia em parceria com o Clã – Estúdio das Artes Cômicas e direção de Cida Almeira; “Enfim sãos” (2015), dirigido por Thais Ferrara e Roberta Calza; “TV sem Controle” (2014) e “Merlim, Arthur e o Bobo” (2016), com a Cia. Asfalto de Poesia. Como arte educadora, é docente do curso técnico de artes cênicas da Escola Nacional de Teatro de Santo André (SP), onde orienta aulas de Interpretação com enfoque em Teatro Físico. Atualmente integra a Cia. Asfalto de Poesia como atriz e produtora.

Docência: Interpretação (Teatro Físico), Corpo e Movimento, Teatro Juvenil, Desinibição e Comunicação

Ariana Slivah

ariana

Formada em Artes Cênicas pela Universidade São Judas Tadeu; Faculdade de Educação Artística com bacharelado em Artes Cênicas. Atualmente se dedica à pesquisa do trabalho de fisicalização da voz do ator no espaço. Investiga a não dissociação entre voz e corpo, e sim o corpo como voz e movimento e a voz como corpo em movimento. Investiga os processos de produção de sons através da respiração, do toque, dos movimentos e das pausas. Desde 2014 integra o Grupo de Estudos do Grupo Tapa atualmente pesquisando sobre a obra do dramaturgo Matéi Visniec e investigando a linguagem do Teatro do Absurdo nos tempos atuais.

Docência: Expressão Vocal, Teatro Juvenil, Teatro Infantil, Desinibição e Comunicação

Arthur Toyoshima

arthur

Ator, palhaço, professor e publicitário formado na Escola de Propaganda e Marketing (ESPM). Aprofundou-se na linguagem do palhaço com diversos professores, dentre eles: Bete Dorgam, Lana Sultani, Lily Curci, Abel Saavedra, Ésio Magalhães, Pyerre Byland (Suiça) e Phelippe Gaulier (França). Em 2012 entrou para a Escuela International Berty Tovias (Barcelona), onde se formou na pedagogia do método de Jacques Lecoq. Durante os 2 anos de formação, teve a oportunidade de apresentar na Espanha e em festivais na França. Em 2014, participou do XI Festival de cinema Fisahara, junto aos Pallasos em Rebeldia, nos acampamentos de refugiados saarauís (Argélia). Fundou a Cia Cromossomos com artistas de diversas nacionalidades que trabalham com a arte do palhaço em territórios limites. Com essa mesma companhia, apadrinhados pela ONG Payasos Sin Frontera, esteve por 18 dias em 4 acampamentos saaruaís oferecendo intervenções que trabalhavam com a infância dessas regiões.

Docência: Teatro Físico (Lecoq)

Camila Minhoto

6

Atriz, dubladora e arte educadora, pós-graduada em arte reabilitação pela AACD, e graduada pela UNESP, trabalha como professora de teatro e voz desde 2004, no Celia Helena Teatro Escola e em diversas escolas em São Paulo. Tem uma pesquisa particular com voz e musicalidade para o ator. Atuou em peças como “Depois daquela Viagem”, “Noite dos Assassinos” e “Ensaio sobre a Cegueira”.

Docência: Expressão Vocal

Lucia Branco

lucia1

Atriz, dançarina, arte-educadora. Pós Graduada em Dança e Consciência Corporal na FMU (2012). Atualmente trabalha com Dança para deficientes visuais e Balé infantil na cidade de Diadema; é Artista-orientadora do Programa Vocacional Dança em São Paulo. Ministrou oficinas de Teatro na casa de Cultura Paço Júlio Guerra (2016); foi Educadora Cultural de Teatro para jovens na ONG Ação Comunitária (2010 a 2015); ministrou aulas de Interpretação, Dança para o ator, Dramaturgia e Montagem na Faculdade Paulista de Artes (2005). Fez cursos de Ballet com Ismael Guiser; teatro profissionalizante INDAC; Escola de Dança de São Paulo; dramaturgia colaborativa com Alexandre Mate; Grupo TAPA; Teatro Vento Forte entre outros.

 

Docência: Corpo e Movimento, Jogos Teatrais, Teatro Infantil e Teatro Juvenil

Marcela Sampaio

Marcela 3

Formada em Educação Física, pela Universidade USCS em 2.004 e Pós-Graduação em Arte-Educação pela USP Maria Antonia em 2011. Cursos de extensão em Programação Neurolinguística, Treinamento de Líderes, Produção Cultural, Pedagogia das Máscaras com Cida Almeida, Comedia Dell’arte com Tiche Vianna e Ésio Magalhães, e Arte do Brincante na Cultura Popular Brasileira para Educadores pelo Espaço Brincante e Antonio Nóbrega. Capacitada em “O Corpo Expressivo” – Rudolf Laban pelo Instituto Callis e Christina Trevisan. Pós graduada em Técnica Klauss Vianna pela Universidade Pontifícia Católica de São Paulo – PUC.

Docência: Corpo e Movimento, Desinibição e Comunicação, Teatro Juvenil

Nathalia Bonilha

14

Formada em Direção Teatral pela USP, estudou Licenciatura em Teatro na Unesp e interpretação no Teatro Escola Macunaíma. É fundadora da Cia Ato Reverso, onde trabalha como diretora e atriz com espetáculos que investiga a relação Teatro-realidade, criação colaborativa e atuação performativa. Possui trabalhos com o Teatro da Vertigem e Teatro de Narradores, foi orientadora da área de Direção Teatral no Projeto Ademar Guerra. Recentemente, foi integrante da École Nómade du Théâtre du Soleil, coordenada por Ariane Mnouchkine, em Santiago do Chile.

Docência: Interpretação / Corpo e Movimento

Renato Mendes

7

Ator, dramaturgo e professor de teatro. Formado ator pela ENT, de Santo André, e arte-educador pelo Instituto de Artes da UNESP, Campus São Paulo. Tendo também em sua formação a SP Escola de Teatro, o Circo da Barra, e o projeto pedagógico de Cida Almeida e Sofia Papo. Experiência profissional em direção, iluminação e crítica teatral. Ator do grupo Núcleo Arranca. Dramaturgo nômade, com montagens em diversas cidades da Grande São Paulo

Docência: História do Teatro / Literatura Dramática/ Teoria da Interpretação/ Interpretação

Ricardo Cardoso

4

Ator formado pelo Instituto de Arte e Ciência (INDAC), bacharel e licenciado em Historia pela Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é mestrando em Historia Social pela FFLCH-USP. Sob orientação de Iris Kantor, Ricardo desenvolve desde 2008 uma pesquisa sobre diplomacia internacional na obra de Shakespeare, apresentando-a em diversas conferências nacionais e internacionais. Também desenvolve pesquisas históricas a serem aplicadas em montagens teatrais, como a que fez para Antunes Filho em “Nossa Cidade” (2013), e para a Velha Companhia em “Sinthia” (2014).

Docência: História do Teatro e Literatura Dramática

Rita Teles

9

Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Universidade São Judas Tadeu. Iniciou seu contato com teatro em 2002 no Curso Livre de Teatro ministrado pela Arte&Equilíbrio. Atriz-Pesquisadora do “Grupo de Estudos de Dramaturgia e Interpretação de Textos” sob direção de Regina Duarte. Orientadora de Oficinas de Vivência Teatral em diversas instituições de educação e formação. Atualmente tem se dedicado à pesquisa da dança no Grupo de Estudos de Improvisação em dança sob orientação da bailarina Flavia Scheye

Docência: Corpo e Movimento/ Jogos Teatrais / Teatro Infantil / Teatro Juvenil

Rodrigo Veloso

5

Professor, ator, criador teatral e mestre em Historia da África pela Universidade Paris IV Sorbonne. Formado no teatro-escola da Universidade da Sorbonne sob a direção de Claude Coulon e Auvha Lion (Actor´s studio de Nova Iorque) e com pósgraduação em teatro físico pela London International School of Performing Arts sob a direção de Thomas Pratkki (diretor pedagógico da École Internationale de Théâtre Jacques LeCoq). Com experiência de 7 anos na Europa, estagiou com Ariane Mnoushkine, diretora da trupe francesa Théâtre du Soleil e hoje integra o Grupo Lage de Teatro com pesquisas na linguagem de máscaras, Clown e Teatro Físico

Docência: Interpretação Teatro Físico (Lecoq)

Talita Cabral

10

Fundadora da Cia Navega Jangada de Teatro, é diretora e atriz da mesma. Trabalha com construção e manipulação de bonecos e objetos, técnicas de clown, atuou e aperfeiçoou – se no trabalho corporal do ator, cursa flauta transversal e violão. Licenciada em artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes, fez cursos de interpretação para teatro e TV, técnicas populares, técnicas circenses, palhaço popular, teatro de animação, direção teatral, escrituras corporais, a construção da cena em espaços alternativos, cursa técnicas aéreas de circo, entre outros, com profissionais como: Rubens Rushe, André Querubini, Kleber Montanheiro, Luis Monteiro, Ilo Krugli, Cia São Jorge de Variedades, Cia Teatro da Vertigem, entre outros, atuou também como assistente de direção em espetáculos como: Noite na Taverna de Álvarez de Azevedo, (direção: Rosana Damas) e A Celestina (direção: Luis Monteiro). Atualmente realiza pesquisas teatrais a partir da linguagem não verbal e da música como forma de narrativa, além de exercer a função de professora de expressão corporal em cursos técnicos.

Docência: Interpretação

Livia Lunardi

11

Atriz e Arte-educadora. Bacharel e licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Anhembi Morumbi. Esteve em turnê com os espetáculo “Além da vida” e “E a vida continua” de Renato Pietro. É professora na ENT – Escola Nacional de Teatro, e atua como Arte-educadora nos colégios Pentágono e Castro Alves. Na universidade realizou os espetáculos com direção de Guilherme Sant’anna, Simoni Boer e Renata Zhaneta

Docência: Teatro Infantil e Teatro Juvenil

Walmir Bess

12

Ator, cearense de Fortaleza, formado em 2014 pela Escola Nacional de Teatro (Santo André/SP). Além de ator da Cia de Teatro Paradóxos, Cia de Copas e Cia Navega Jangada, é preparador de elenco e corporal da produtora Wiccom Digital Entertainment Production. Durante o processo de formação técnica participou de alguns cursos de aprimoramento, dentre eles os de teatro musical “Making Musicals”, “Jazz Musical” e “Interpretação para TV” na Escola de Atores Wolf Maya, “Dança Contemporânea” no Studio 3 Espaço de Dança com Marcio Grillo

Docência: Preparação de Atores, Desinibição e Comunicação, Teatro Juvenil, Teatro Infantil